Skip to main content

Para o meu primeiro post, quero dividir uma experiência que vivi no ano passado. Sou um apaixonado por esporte, e um deles que me fascina é a vela. Por isso resolvi aprender a velejar em um destino maravilhoso: a Sardenha.

Acho que todo mundo já teve aquele sonho de pegar um barco e sair navegando por ai, bom, eu também. Vamos para a primeira problemática desse sonho. Você precisa saber navegar… Maaass, isso não é um problema se você está disposto a aprender, muitas pessoas não correm atrás de seus sonhos por que param no primeiro obstáculo, é um raciocínio lógico. Não sei = vou aprender. Sem medo de pensar, ai já estou velho para isso, tem gente que faz isso desde pequeno, bom, não interessa. Isso só vai te paralisar.

Então minha dica é, entre numa escola. E não importa onde, perto de São Paulo tem opções incríveis para se aprender a velejar. Agora para quem quer se dar um mega presente, vale a pena conhecer essa escola na Sardenha. O nome da da ilha é Caprera e da escola também. Eles tem vários programas para os interessados, desde o mais iniciante até aqueles que estão buscando longas travessias. Recomendo fazer essa viagem sozinho, como eu fiz. E não precisa falar italiano, todos falam inglês e tem turmas especiais na língua.

Decidi dar essa dica como primeiro post por que foi uma experiência que mudou minha vida. Ficar dentro de um barco, por 15 dias, com um grupo que você não conhecia antes é muito interessante. Se colocar em situações de risco com essas pessoas faz você se conhecer melhor e principalmente dar oportunidade de conhecer o outro. Vou colocar a foto aqui de um grande amigo que fiz lá, além de ser meu instrutor, tornou-se um ídolo, Giancarlo. Físico, 82 anos, e já cruzou o mundo com o seu barco de 50 pés cinco vezes, e todas elas ele fez sozinho. Além de físico era piloto de avião. Um homem com plena consciência de sua liberdade, uma alma encantadora.

Ele aprendeu a velejar em Caprera com 21 anos de idade e desde então nunca parou. Os instrutores não recebem um valor da escola para passar seus conhecimentos, eles estão lá seguindo uma tradição do que foi passado para eles.

Boas memórias. Espero que tenham gostado da dica.. Até a próxima!

“Free man, you will always cherish the sea.” – Charles Baudelaire

aprender a velejar


Centro Velico Caprera 
Tel. +39.02.86452191
Email: info.cvc@cvcaprera.it
Paulo Ruspoli Misasi

Sobre Paulo Ruspoli Misasi

Ítalo brasileiro, nascido em São Paulo. Viveu toda a sua vida entre Itália e Brasil e ama demais os dois países. Para conseguir dividir o seu tempo entre eles, resolveu criar uma viagem de bike na região da sua família, ao norte de Roma. Uma outra paixão é o esporte, coisa que não deixa de fazer quando está viajando, e um dos temas principais da sua coluna no Original Miles.