Skip to main content

Vicenza não é uma cidade tão visitada por turistas, mas para os arquitetos essa cidade é referência

É berço da arquitetura Palladiana, um marco na arquitetura internacional. Andrea Palladio na realidade é de origem Padovana, porém grande parte de suas construções estão em Vicenza, cidade que viveu a maior parte da sua vida.

Uma das grandes contribuições à arquitetura foi o tratado que escreveu sobre a teoria das proporções arquitetônicas no “I quattro libri dell’architettura”. Tal escrito influenciou de modo determinante as produções arquitetônicas que estavam por vir, desde o iluminismo dos oitocentos, até o movimento moderno dos novecentos. Ou seja, a arquitetura renascentista, a neoclássica (sim, Paris!) e por ai vai, tiveram influencia deste grande homem.

A cidade amanhece e pela Via Andrea Palladio (não podia ser diferente né, rsrs) já se nota movimento, mães levando os filhos a escola, pessoas indo para o trabalho, senhoras indo comprar o pão fresco do dia, e os vizinhos já na fofoca logo cedo… É hora de um caffè italiano e um bom brioche no Gran Caffè.

Aproveite a manhã para passear pelos principais pontos da cidade. Ainda na Via Andrea Palladio, vire na Rua Contra Porti  em direção a Piazza dei Signori. Aqui é onde está localizada a Basilica Palladiana e o Palazzo del Capitaniato, duas imponentes construções palladianas.

Voltando a Via Andrea Palladio continue até o final para se deparar com o Palazzo Chiericati, uma grande obra de Palladio que hoje abriga a pinacoteca cívica da cidade. Há poucos passos da Piazza Matteoti encontra-se mais um edifício do célebre artista, o Teatro Olímpico di Vicenza. Como se pode notar, Andrea Palladio deixou muitas marcas em Vicenza, uma cidade fulcro de referencias de formas e estruturas arquitetônicas.

Bateu a fome? Então volte a Piazza dei Signori e no canto ao lado direito da Basilica Palladiana, na Piazzetta Palladio, 12, tem o Angolo Palladio. Um singelo restaurante que não surpreende como location, mas surpreende o paladar. As pizzas aqui são divinas, e tem um must que deve ser pedido como antipasto (se tiver em companhia) ou como prato principal mesmo: a schiacciata com mozzarella di bufala e prosciutto crudo. Deixe um espaço para experimentar a sobremesa: sorvete de fior di latte con fondutta di gorgonzola e cracker di parmigiano reggiano.

Depois de uma bela refeição, que tal fazer a digestão visitando o Museo Palladio, que não fica longe do restaurante (Contra Porti, 11) e conhecer a história de um dos grandes arquitetos italianos?

Hora para uma pausa, e um gelato cai bem né? Antes vá até a Via Antonio Fogazzaro, cheia de lojinhas, paneterias e mercadinhos para dar uma volta. Quando bater a hora da gula, a meta é a Gelateria Brustolon, na Contra Pusterla, 23, logo antes de atravessar a ponte. Os gostos são variados, então experimente diversos sabores antes de pedir o seu. (Cuidado com a época que você for experimentar essa perdição, eles fecham de novembro a abril normalmente).

 

Antes de ir para o gran finale, não posso deixar de indicar o melhor lugar para o aperitivo em Vicenza. O destino é Il Grottino, muito próximo ao restaurante Angolo Palladio. Esse local fica literalmente embaixo da Basilica Palladiana, na Piazza delle Erbe, 2. Estilo rústico e bem aconchegante, esse é o point da cidade. Peça um spritz, experimente uma das tartine que são deliciosas e salute!

Para finalizar o dia com chave de ouro, a dica valiosa é a Trattoria Lovise. Peça um taxi e do centro da cidade, no máximo em 15 minutinhos você chega nesse lugar encantador. Logo na entrada você se depara com uma arvore centenária em que os ramos formam um lindo pergolado. Ao adentrar o restaurante, traços típicos de uma trattoria tradicional italiana, pratos pendurados pelas paredes, cadeiras de madeira, arcos que separam uma sala da outra e uma mesa de doces e verduras que já enche a boca de agua.

Nada de menu! Normalmente o garçom ou a Sandra é quem diz em voz alta o que tem de fresco no dia. Se tiver o tris de ravióli, aonde vem servido um de ricota e espinafre, um ao tartufo e um de abóbora, aconselho como primeiro prato. São 3 grandes “raviolones” feitos por eles puxados na manteiga. O sabor é impressionante, só a massa com manteiga e parmesão é uma coisa de cinema, com os recheios então, nem se fale.

Partindo para o segundo prato, o branzino (qualidade de peixe branco) na grelha com verduras variadas é um prato simples, porém muito saboroso. As verduras têm um gosto especial, pois utilizam apenas aquelas da estação, extremamente frescas.

Bom, para finalizar, os doces…. Ah… Aqui a escolha é difícil, tutto fatto in casa.

A dica é: levante da mesa e vá olhar os doces para escolher aquele (ou aqueles) que mais te inspira! Buon appetito!

Mile Maggi

Sobre Mile Maggi

Fundadora da Original Miles, junto com a irmã Ornella. Formada em Relações Públicas e Comunicação de Empresa pela IULM, em Milão. Diploma em Design de Interiores pela IED. Gastronomia e design sempre foram as suas paixões, além de viagem. É meticulosa e perfeccionista e adora tirar fotos.