Skip to main content

Se você não vai aos orgânicos, os orgânicos vêm até você. Confira as dicas de 3 lugares onde encontrar – e degustar – alimentos livres de agrotóxicos

De uma simpática kombi itinerante a uma nova feira nos arredores da avenida Paulista, novas alternativas de compra e degustação de alimentos orgânicos surgem aqui e ali. Eu tenho aproveitado a Komborgânica, que toda sexta-feira de manhã estaciona em frente a academia Competition, em Higienópolis (na esquina da Albuquerque Lins com a Baronesa de Itu). Nada mal sair de uma aula de alongamento e encontrar os ingredientes para um almoço leve e saudável no caminho.

Da última vez achei umas maçãs pequenas e super docinhas, bem diferentes daquelas com gosto de maçã da bruxa da Branca de Neve que vez ou outra a gente morde por aí. E também um alho-poró bem saboroso. A iniciativa da academia de trazer a kombi, apelidada de “Nico”, é uma maneira de facilitar a vida dos alunos, mas também beneficiar todo o bairro.  “Além da prática de atividade física, sabemos da importância do consumo de alimentos saudáveis para obter mais saúde e qualidade de vida, por isso a parceria com a Komborgânica incentiva e facilita o acesso das pessoas a esses produtos”, diz Karen Teles, gerente de marketing da academia. A Komborgânica visita três unidades em bairros diferentes: Paulista (quartas), Oscar Freire (quintas), Higienópolis (sextas).

Onde mais encontrar orgânicos em São Paulo? Outra iniciativa superbacana é a Feira Orgânica e Vegana Pipa SP, que vai estrear em 2 de setembro, nos arredores da avenida Paulista. Entre o movimento do mercado financeiro, agitação do trânsito e a badalação dos bares e das pessoas que moram e trabalham na região, a nova feira chega com a intenção de agregar uma nova alternativa àqueles que buscam resgatar ou reanimar o hábito da alimentação saudável. A ideia é oferecer integração e aproximação entre a comunidade da Paulista|Brigadeiro dos produtores orgânicos, agroflorestais e de agricultura familiar, a preço justo, e ainda espaços de lazer, como uma “praia urbana”, com cadeiras e guarda-sóis.

Onde encontrar alimentos orgânicos feira organica e vegana pipa sp

Para quem quer comprar e também degustar os alimentos orgânicos, o Instituto Chão, na Vila Madalena, é uma opção deliciosa, colaborativa e com preços atraentes. O lugar, na rua Harmonia, é um mercado solidário, sem fins lucrativos, que traz os orgânicos com preços direto do produtor. Na hora de pagar a conta, você contribui com quanto quiser, ou puder, para manter o Instituto vivo.

Onde encontrar alimentos orgânicos instituto chão

Os ingredientes são organizados lindamente, de maneira roots, em bancas e caixotes, dando um clima de feirinha. E também tem um café com opções de caldos, sucos e pratos feitos com os ingredientes orgânicos, onde você pode aproveitar para almoçar ou fazer um lanche. De quebra, dá pra dar aquela voltinha básica pela Vila Madalena e curtir as dezenas de delícias do bairro, que além da boemia, como se pode ver, oferece opções solares.

Vá lá:

Komborgânica na Competition
A Komborgânica nessas unidades, sempre das 8h30 às 14h30:
Quartas, na Paulista: Rua Cincinato Braga, 520 - Tel: (11) 3149-9777
Quintas, na Oscar Freire: Rua Oscar Freire, 2066 - Tel: (11() 3060-5555
Sextas, em Higienópolis: Rua Dr. Albuquerque Lins, 1080 - Tel: (11) 3660-8400
Feira Vegana e Orgânica Pipa SP
A partir de 02 de Setembro, sábado, das 9h às 16h
Rua Dr. Alfredo Ellis, 198, Bixiga
Instituto Chão 
Rua Harmonia, 123
De segunda a sexta, das 8h às 14h
Terças até às 15h

 

Rosane Queiroz

Sobre Rosane Queiroz

Uma caçadora de histórias e maravilhas. Jornalista, escritora, cantora, viajante, cozinheira, sempre em busca da próxima descoberta: o sabor de um novo prato, uma vista incrível, um aroma inesquecível. Rosane Queiroz foi editora da revista Marie Claire e da revista de bordo da GOL. É autora de "Musas e Músicas –A mulher por trás da canção" (ed. Tinta Negra), livro em que conta quem são as musas inspiradoras de canções da MPB com nomes femininos. Na coluna Os Cinco Sentidos, compartilha experiências colhidas em suas andanças e viagens, com os cinco sentidos bem abertos. @rosanequeiroz