Skip to main content

O povo australiano é super fit, principalmente quem vive em Sydney, já que a cidade fica na Gold Coast e tem muitas praias. Sabe a Elle MacPherson (The Body)? Para mim, ela é o autêntico exemplo de um sydneysider. Vou listar a seguir alguns programas esportivos para se fazer em Sydney.

Para correr eu recomendo dois parques: o Cooper Park e o Centennial Park. Um fica bem próximo ao outro.

Centennial, o queridinho da cidade.

centenial

Um parque enorme onde dá para pedalar e até andar a cavalo. O parque tem um café, um restaurante e um quiosque que vende delícias para o seu piquenique. Aliás, os australianos adoram um “barbie” e o Centennial é o spot preferido deles.

centennial

Nesse parque acontecem diversos eventos famosos como o Taste of Sydney (março), o Moonlight Cinema (de dezembro a março). Se estiver lá nessas épocas, participe. São programas imperdíveis.

O Taste of Sydney apresenta diversas tendas que servem especialidades gastronômicas a preços razoáveis. Além de marcas que promovem degustação de vinhos e cervejas. Eu participei de um wine tasting e ganhei uma aula. Compre seu ingresso aqui.

O Moonlight traz projeção de filmes clássicos a céu aberto. É bom levar uma manta para deitar em cima. É bom comprar tickets com antecedência. Aqui.

moonlight cinema

Logo ali na frente do parque está o Allianz Arena que abriga vários jogos da liga nacional e mundial de Rugby, o esporte mais adorado pelos aussies. Eu fui num jogo do Waratahs (a seleção de rugby da Nova Gales do Sul, o estado australiano onde fica Sydney) e apesar de não entender muito as regras, me diverti muito! Compre seus ingressos aqui.

Cooper Park

O Cooper é menos famoso, menor e frequentado principalmente pelos moradores do bairro de Woollahra (mais sobre esse bairro aqui). Lá você encontrará algumas quadras de tênis, umas pistas de corrida bem estreitas, escadas verdes e até pequenas cascatas. Parece um vale encantado, daqueles de filme.

Cooper-Park-Sydney-Guide

Cooper-Park-Sydney-Guide-1

Escalada da Harbour Bridge

A escalada da Harbour Bridge é um programa obrigatório para quem não tem medo de altura. Apesar de não ser uma rotina dos locais, penso que é um daqueles programas once in a lifetyme. Não perca!

Reserve 3 horas e meia horas para essa escalada, contando com preparação, subida e descida, tá?

Eles oferecem um guia que acompanha os grupos pequenos e vai dando explicações sobre a cidade e sua história. Não dá pra escutar muito bem o que o guia fala, por causa do vento lá de cima e da adrenalina que domina o seu corpo durante a escalada.

Mas é tudo ultra seguro. Eles amarram cabos na sua cintura e prendem nas hastes da ponte. Além disso, antes de começar, eles fazem teste de bafômetro em cada pessoa. Don´t drink & Climb, ok?

Importante dizer que eles não permitem que você leve sua câmera/celular, boné, nada. Irão te pedir para deixar suas coisas nos lockers lá embaixo. Em compensação, além do Certificado que você vai ganhar depois, também levará pra casa as fotos feitas por profissionais durante a aventura.

A escalada completa custa 360 us australianos. Ao fazer a reserva, note que eles oferecem também a opção de escalada noturna, que deve ser linda! Para quem estiver com tempo contado em Sydney, tem uma opção simplificada que dura uma hora e meia, sobe até o arco mais alto da ponte e desce pelo mesmo lado. Custa 170 us australianos.

Como chegar: Vá até o bairro The Rocks e por lá, vão te indicar como chegar ao ponto turístico que oferece o passeio.

No próximo artigo, eu recomendo mais programas esportivos para se fazer em Sydney, detalhando atividades para se fazer em Bondi Beach.

Bel Collor

Sobre Bel Collor

As experiências mais memoráveis das viagens acontecem quando desviamos do roteiro tradicional, deixamos o guia de lado e nos permitimos respirar a atmosfera local, observando o ritmo e as pessoas, e experimentando, sem rumo, esquinas, vielas, cafés, bookshops, parques... Podemos dizer que realmente conhecemos um lugar quando aprendemos a sua história, sua vocação natural, sua cultura, suas tradições e seu povo. É por isso que em minhas viagens faço questão de enxergar as cidades sob a perspectiva de um cidadão local. Essa tática amplia meus horizontes e quebra meus paradigmas. Essa coluna tem o objetivo de estimular a sua vontade de desbravar destinos, através de novos ângulos, fugindo do conceito padrão de turismo.