Skip to main content

A ilha italiana dá um banho de beleza, com praias que lembram o Caribe – e mais as cores e sabores da Toscana

Um dos programas imperdíveis no Sul da Toscana é um passeio de barco para a ilha de Elba. Famosa por ter abrigado o exilado Napoleão Bonaparte, a ilha dá um banho de beleza, com praias azuis e montanhas cobertas pelos pinheiros da Toscana.

É engraçado que, no mapa, a ilha lembra a forma de um peixe um tanto esquisito, com a cabeça direcionada para outra ilha famosa, a francesa Córsega. Já a cauda aponta para a Toscana. O ponto mais alto da ilha, o Monte Capanne, poderia ser considerado o olho do peixe.

Além dessa curiosidade, vale dizer que Elba é uma ilha com todas as letras e belezas que se espera dela. Como as ilhas do Caribe, só que com uma comida maravilhosa, história para contar e o diferencial maior: “Sorria, estamos na Toscana!”

Elba é bem grandinha, até: são oito municípios que guardam histórias milenares e 150 praias, uma mais linda que a outra. As baías fazem curvas, as praias são tranquilas, formando uma paisagem de encostas arborizadas, sem comparação com outras praias no mundo.

Entre as experiências possíveis, mergulhar é uma das mais cotadas, pela variedade de espécies de vida marinha que se e vê ali Também é possível fazer outras atividades como trekking e mountain bike.

Se quiser um programinha mais cultural, vá ao museu arquiológico de Portoferraio, inaugurado em 1985. Ideal para quem quer se aprofundar na história de Elba, mostrando os descobrimentos arqueológicos dos séculos VII a.C. ao V d. C. (a época dos Etruscos aos Romanos).

Existem várias maneiras de chegar até a ilha pelo mar. Uma das mais confortáveis é alugar um barco na Maria di Scarlino. A travessia demora em torno de 40 minutos, dependendo das condições climáticas, da maré e do vento.

Outra forma, mais econômica, é pegar um ferry de Piombino. Para isso, você precisa chegar ao píer de onde partem as balsas, um local de fácil acesso de carro. O trecho Piombino -Portoferraio (a principal, com o maior número de corridas) dura pouco mais de uma hora.

Ori Maggi

Sobre Ori Maggi

Formada em Relações Públicas e Comunicação de Empresa pela IULM, em Milão e DJ nas horas vagas. Apaixonada por viagem, corrida, música, gastronomia e vinhos. Acredita que o maior aprendizado é a vivência e a experiência, por isso gosta de se aventurar pelo mundo e ajudar clientes e amigos a curtir ao máximo suas viagens.