Skip to main content

Passear pelos charmosos vilarejos medievais é um dos programas mais gostosos na terra das lavandas

A região da Provence, no Sul da França, é conhecida pelos campos de lavandas, pelo clima ensolarado, as feiras perfumadas, os hotéis maravilhosos e claro, pelos vilarejos medievais. O bom é que ficam muito próximos uns dos outros, então, você pode visitar vários no mesmo dia.

Recomendamos três que adoramos. Olha só como os vilarejos são próximos:

vilarejos na Provence

Baux de Provence

Le Baux”, como costumam chamá-lo por lá,  fica a 25 km de Avignon, 70 km de Aix en Provence e 86 km de Marseille, algumas das cidades-referência para quem vai ao Sul da França. A aldeia fica aninhada no alto de um maciço de pedra. Diz a lenda que Le Baux foi fundada por Baltazar, um dos três reis magos, ao ser conduzido por um estrela-guia, que continua sendo o símbolo da cidadezinha. Hoje, há poucos moradores em Le Baux. Bem turístico, o vilarejo é tomado por lojinhas, cafés e restaurantes. Pelas ruelas, por onde circulam apenas pedestres, é possível ver a Église-St-Vincent, a Chapelle des Pénitentes, e no alto um castelo fortificado que controlava o movimento no vale. Há também muitas catapultas e outras engenhocas usadas nas batalhas medievais, para quem gosta do tema. No terraço do Château des Baux, você tem a vista magnífica do Vale do Inferno, repleto de oliveiras e parreiras.

Fayence

Vale dizer que a paisagem dos vilarejos é bem parecida, as casas de pedra com janelas em tons pastel, as lojinhas e souvenirs típicos –como os famosos sabonetes de Marselha, os óleos e sachês de lavanda, as lembranças em forma de cigarra – símbolo da Provence. Fayence é assim, pequenina, entre a sequência de aldeias suspensas com vista para a planície no meio dos Alpes do Sul e do maciço Esterel. Vale a pena notar sua fronteira com o mar em meio a Cannes e Saint-Raphael. A cidade é conhecida por seu artesanato, como cerâmica, pedra e escultura em madeira. Você se perde entre as lojinhas, faz uma pausa para mais um café ou uma taça de vinho rosé, e por aí vai.

Seillans

Linda, Seillans é um labirinto de ruelas, paralelepípedos, passagens em arco, degraus de pedra, fontes e recantos floridos e arborizados. Um lugar para passear, sentar e sentir a atmosfera da Provence. Extremamente íngreme, como muitas aldeias, pede sapatos confortáveis. Comece o passeio pela Place du Thouron , em torno de uma fonte do século 17, à sombra de plátanos antigos. No Posto de Turismo, nesta mesma praça, você pode pegar um mapa gratuito e circular com mais informação. Há menções e obras do artista surrealista Max Ernst, que viveu ali. Ernst passou os últimos 12 anos de sua vida em Seillans até sua morte em 1976, e sua viúva, Dorothea Tanning, ofereceu 70 de suas obras para a aldeia. Uma escultura ao ar livre de Ernst também pode ser vista em Seillans: Le Génie de la Bastille , um tributo ao monumento na Place de la Bastille em Paris. Há também uma caminhada (que pode ser guiada) na “rota de la Parfumerie”, pois ali há muitos campos de jasmim, roseiras, lavanda, hortelã, que dão origem Parfum de Seillans, que inclui cremes e cosméticos com o delicioso aroma típico.

Mile Maggi

Sobre Mile Maggi

Fundadora da Original Miles, junto com a irmã Ornella. Formada em Relações Públicas e Comunicação de Empresa pela IULM, em Milão. Diploma em Design de Interiores pela IED. Gastronomia e design sempre foram as suas paixões, além de viagem. É meticulosa e perfeccionista e adora tirar fotos.