Skip to main content

Dresden é uma cidade com duas faces completamente diferentes: de um lado a cidade histórica encanta a todos e do outro você pode experimentar uma cidade bem cool e alternativa. E desvendar essas duas partes é mais fácil do que você imagina, descubra tudo o que fazer em Dresden nesse post.

Há 2 horas e meia da capital da Alemanha, Dresden é um ótimo destino para quem quer conhecer à fundo a Alemanha e sua história. Uma cidade linda e dividida em duas partes marcadas pela guerra. Preparamos um roteiro para você aproveitar cada segundo, saiba exatamente onde ir e o que fazer. Portanto esteja preparado para andar muito!

o-que-fazer-em-dresden

Comece o seu dia passando pela Prager Strasse, o shopping onde você encontra todas as marcas de roupa que procura. Além de ser um lugar lindo, com um design super futurístico. Depois de passear durante uma ou duas horas, vá andando até a igreja Frauenkirche e aproveite para almoçar pela região. Tal monumento abriga um acervo de história que virou ruína durante a segunda guerra mundial mas que foi reconstruída após a queda do muro de Berlim, com os tijolos originais.

Continue admirando a beleza da cidade, indo em direção à Old Town, e andando sem rumo por Dresden Aldstadt (que é linda e tem mais de 800 anos!!!). Nessa região você vai encontrar muita arquitetura barroca, que como a igreja, também são reconstruções feitas depois da guerra. A parte mais bonita é Augustussatrasse, onde está o maior painel de porcelana do mundo, o Furstenzug, criado por um Alquimista, que representa 35 príncipes em sua obra.

Próxima parada: a sacada da Europa. Subir no topo do forte da Renascença para andar no Terraço Bruhlsche e admirar a linda paisagem, que com certeza renderá belíssimas fotos. Além disso, não deixe de visitar o jardim que existe por lá, além de dois museus: O The New Masters Gallery e o The Collection of Sculptures, ambos imperdíveis.

o-que-fazer-em-dresden

Construído em estilo Rococó, o Zwinger é um must go de Dresden, e o próximo ponto de seu passeio. Não só pela sua arquitetura, que vai te deixar sem palavras, mas também por estar localizado no mesmo complexo dos museus que abriga a galeria dos mestres antigos. Por sinal é este o lugar que você poderá admirar a Sistine Madonna do Raphael. Maravilhosa!

Prepare-se para andar e atravessar o rio Elba e ver exatamente o que Bernardo Belotto pintou em seu quadro “Elbe Meadows” (que você pode ver no museu dos Mestres antigos em Zwinger) depois de atravessar a ponte, por isso, não deixe de tirar uma foto. No verão, algumas cadeiras ficam espalhadas pela beira do rio, sendo um ótimo cenário para um picnic. Dica: se visitar entre Julho e Agosto, por lá também rola um festival de filmes super legal que vale a pena conferir!

o-que-fazer-em-dresden

Depois de relaxar, vamos para Neustadt, a parte mais nova da cidade, ou seja, a mais grunge, underground e alternativa. Lojas legais e bares descolados, tornam-no um dos melhores bairros da Alemanha.

A primeira parada é o bar Bon Voyage, onde eles tem uma grande seleção de cervejas e shows ao vivo, um ótimo pit stop para admirar o ambiente. Logo depois de degustar algumas cervejas, que tal um pouco de diversão? Para fechar a noite, o Photokiste, uma máquina de foto instantânea é uma ótima lembrança do seu tempo por Dresden.

o-que-fazer-em-dresden

Para o segundo dia, comece com um passeio pelo o bairro novo, o Neustadt, onde você foi na noite passada. Se é apaixonado por música e vinis, não deixe de dar uma passada pela Head Shop and Record Store. Além disso, andar por ali não será uma perda de tempo, pois o número de lojas cool é muito grande.

O almoço no Curry & Co é indispensável, afinal, não é para qualquer um ganhar a competição de melhor curry (sim aquela salsicha alemã com batatas e molho curry – junky, mas delicioso). Com a opção de 6 molhos, todos deliciosos, você irá saborear esse gosto tão famoso por lá!

o-que-fazer-em-dresden

Andando pelo o bairro, você vai encontrar o Kunshofpassage, um labirinto de arte de rua e quintais muito interessantes, todos reconstruídos após a segunda guerra. Por lá tem também várias lojas de artesanato e até um lugar para comprar um chá tradicional, o Holcafe, além de um monte de presentes fora do souvenir! Na hora da pausa da tarde maravilhe-se em algumas das deliciosas sorveterias da região, a nossa dica fica por conta das Eis Eis Baby e do Tiki Bar.

Explore ao máximo o bairro que além de história, tem muita beleza! Para finalizar a sua passada por Dresden, passe no Blue Note, o lugar famoso por suas cervejas e música ao vivo.

o-que-fazer-em-dresden

A cidade marcada pela segunda guerra foi reconstruída e se tornou um tesouro na Alemanha, com as histórias espalhadas em suas paredes e construções.

Ori Maggi

Sobre Ori Maggi

Formada em Relações Públicas e Comunicação de Empresa pela IULM, em Milão e DJ nas horas vagas. Apaixonada por viagem, corrida, música, gastronomia e vinhos. Acredita que o maior aprendizado é a vivência e a experiência, por isso gosta de se aventurar pelo mundo e ajudar clientes e amigos a curtir ao máximo suas viagens.