Skip to main content

Estreio a minha coluna aqui no Original Miles com um destino obrigatório para os fãs de jazz. New Orleans, berço do jazz, respira música até hoje. Mas, por dez dias no ano, a cidade parece realmente voltar aos tempos mais gloriosos do trompete de Louis Armstrong. Se você planeja curtir música na Big Easy, então prepara as malas que o New Orleans Jazz & Heritage Festival está chegando.

Um dos festivais mais simpáticos dos Estados Unidos, o New Orleans Jazz Festival contagia a cidade toda. A maratona de shows, que acontece sempre no último final de semana de abril e no primeiro de maio, termina todo dia relativamente cedo, por volta das 19 h, mas continua nas ruas e bares do French Quarter (bairro da famosa Bourbon Street). Se tiver sorte, você pode até acabar topando com algumas das principais atrações nas casas mais intimistas da cidade.

É obrigatório conferir um show no Preservation Hall, casa voltada ao traditional jazz. Fundado em 1961, o Preservation quase sucumbiu ao furacão Katrina em 2006, mas deu a volta por cima depois da gravação de um álbum que contou com a ajuda de músicos como Tom Waits e Andrew Bird. Sem cerimônias, lá a coisa é sentar no chão e curtir o jazz das antigas.

new orleans jazz festival preservation hall

Outra boa opção para curtir um som à noite é o clube do trompetista Irvin Mayfield, no fino Royal Sonesta Hotel. Mayfield, embaixador cultural da cidade, faz uma jam no hotel sempre às quartas, apresentando um jazz já mais acelerado, na linha do post-bop.

O festival em si vai muito além do jazz. Nomes de peso do pop e do rock ocupam os horários nobres do palco principal. Mas é mesmo nas tendas de jazz e blues que a magia acontece, com atrações de ponta e um público disposto a vibrar a cada solo.

Você já pode conferir aqui a programação da próxima edição. Mas tenha em mente que o Jazz Fest vale muito mais pelo evento em si, uma grande celebração da música de New Orleans, do que pelos grandes shows.

new orleans jazz festival

Entre um show e outro, vale andar sem rumo pelo festival, conferir apresentações nos palcos menores e, quando cansar, fazer um pit stop nas barraquinhas de comida típica, uma atração à parte em New Orleans. Do sanduíche muffuletta ao gumbo, uma espécie de sopa, tudo é muito saboroso na gastronomia da Louisiana (e, como o melhor do jazz de New Orleans, é tudo uma grande mistura).

Para quem quiser explorar um pouco mais o lado gastronômico da cidade, recomendo um jantar no Gumbo Shop depois do festival, um restaurante acolhedor e com comida com jeitinho caseiro perto das casas de jazz mencionadas acima. Peça um bread pudding de sobremesa e você estará devidamente abastecido para seguir com a maratona musical!

New Orleans Jazz & Heritage Festival
 Data: 24 de abril a 03 de maio de 2015
 Local: New Orleans
Preservation Hall
 End: 726 St. Peters St., New Orleans, LA 70116, Estados Unidos
 Tel: +1 504-522-2841
Irvin Mayfield's Jazz Playhouse (Royal Sonesta)
 End: 300 Bourbon Street, New Orleans, LA 70130, Estados Unidos
 Tel: +1 504.586.0300
Gumbo Shop
 End: 630 Saint Peter Street, New Orleans, Estados Unidos
 Tel: +1 504 525 1486
Thaís Viveiro

Sobre Thaís Viveiro

Thaís Viveiro viaja com a passagem aérea em uma mão e ingressos para shows na outra. Pequenos bares de jazz e grandes festivais de rock fazem parte de suas andanças pelo mundo e de seu dia-a-dia em São Paulo. É jornalista e editora do Rockin´Chair, site sobre shows internacionais no Brasil. Nas horas vagas, escreve sobre stand up paddle no blog WeSUP.