Skip to main content

Londres é um dos destinos favoritos para aqueles que curtem um programa cult regado a um bom som de Jazz; a cidade oferece inúmeras opções de estabelecimentos para os admiradores do independente gênero musical do século IXX, sem contar os festivais que recebem milhares de músicos todos os anos, incluindo grandes nomes do Jazz e bandas emergentes.

Para você que visita a cidade e quer ter certeza de ter uma experiência realmente inesquecível, aqui seguem duas sugestões de casas de Jazz em Londres que com certeza vão te levar para outra época!

Ronnie Scott’s

Localizada no centro de Londres desde 1959, no popular bairro Soho, Ronnie Scott’s leva o nome do saxofonista britânico fundador da casa e é conhecida por ser a primeira casa de shows a trazer o autêntico som do Jazz Americano ao Reino Unido. Além disso, Ronnie Scott’s tornou-se lendária por sempre recepcionar os maiores nomes do Jazz e até hoje mantem uma agenda riquíssima de apresentações que encantam os ouvidos de todos os convidados. Além da ótima música (e acústica) a casa também serve jantar e oferece ótima carta de bebidas para acompanhar que, juntos à fantástica apresentação, fazem do programa algo realmente especial e único!

A casa tem capacidade para 250 pessoas, confortavelmente acomodadas em mesas redondas e bancadas em um ambiente decorado de forma a fazer você se sentir em uma verdadeira casa de shows dos anos 40. Mesmo assim, a casa está sempre cheia aos finais de semana, portanto é importante fazer reserva com pelo menos duas semanas de antecedência para tais dias.

Se você por acaso esqueceu de reservar e mesmo assim quiser conhecer a casa, aí vai uma dica inédita do Original Miles que pode te ajudar: chegue meia hora antes da casa abrir (veja os horários no site) e fale na recepção que você não tem reserva mas pretende esperar para ver se houve alguma desistência de última hora ou, se mesmo assim não tiver jeito e você estiver em até quatro pessoas, peça para ficar no bar, pois estes não são reservados.

Depois disso, basta pedir sua bebida, desligar o celular, relaxar na cadeira e deixar Ronnie Scott’s encher seus ouvidos com o melhor do Jazz.

Ronnie Scott's 
End: 47 Frith Street, Soho - London
Tel: +44 (0)20 7439 0747

606 Club

O 606 Club é uma ótima opção para quem busca um Jazz mais underground em um ambiente mais intimista e até um tanto boêmio. A casa existe desde 1976 e fica escondida ao final do bairro Chelsea, literalmente no subterrâneo de uma pequena casa antiga de tijolos a vista – e alguns caídos; para entrar você deve tocar uma campainha com fios a mostra e descer por uma escada de metal que vai fazer você pensar que entrou pelos fundos, mas não recue!

A casa tem capacidade para 150 pessoas sentadas em pequenas mesas praticamente compartilhadas e oferece nada mais que vinho, cerveja e um menu britânico básico. O palco do 606 fica na mesma altura do público e é quase exclusivamente limitado a músicos de Jazz Britânico; toda a simplicidade do lugar faz com que sua atenção seja exclusivamente voltada à música, então curta o som e deixe os músicos te impressionarem com seus autênticos ritmos e solos.

606 Club
End: 90 Lots Road - London
Tel: 020 7352 5953
Gabriela Masiero

Sobre Gabriela Masiero

Nascida em São Paulo, Gabriela tem Londres como destino desde pequena pois é na Terra da Rainha que parte de sua família mora. Após se graduar em Engenharia de Produção no Brasil, decidiu arrumar as malas e se mudar de vez para Londres, por onde sempre teve grande paixão. “Aqui toda experiência é única e inesquecível! Cada lugar, cada canto tem uma historia, cada restaurante ou bar é autentico e sempre tem algo diferente para oferecer!” Essa coluna pretende mostrar os melhores destinos em Londres e em seus arredores, com os olhos de quem vive na cidade e adora explorar algo novo e diferente para fazer de cada momento uma experiência memorável!