Skip to main content

Passeio de canoa Havaiana, banquete de frutos do mar e um incrível pôr-do-sol na praia estão entre os melhores programas durante a época do swell em Fernando de Noronha.

Foto: Chico Bala

Fui a Fernando de Noronha na época do swell – a temporada de altas ondas na ilha; os meses de dezembro a março são bons, mas janeiro e fevereiro são os melhores. Foram alguns dias de sol e emoção. As ondas estavam mesmo gigantes e o astral da galera do surf lá em cima! Confira as dicas fresquinhas:

Festival Gastronômico Do Zé Maria 

O “festival” é, na verdade, um banquete que acontece duas vezes por semana uma das pousadas mais lindas de Noronha. A Pousada do Zé Maria é toda linda. Integra a associação Roteiros de Charme, fica perto do Centro Histórico e tem uma piscina com vista incrível. O Zé maria é uma figura animadíssima! Construiu a sua vida na ilha e faz esse banquete às quartas e sábados. A festa começa começa 20h30 e termina por volta de meia-noite. Todos sabemos como é caro comer em Noronha, mas tem coisas que valem a pena cada centavo. 

O evento que é super disputado e tem que ser reservado. Todos os peixes são frescos, e chegam na pousada cerca de duas horas antes de começar o banquete. Além de paella e de todos os peixes nativos da ilha, há os outros tradicionais como camarão, lula e polvo. Por fim, há um segundo banquete de sobremesas típicas do norte e nordeste, entre outras super diferentes e gostosas como o mousse de jaca. Além do mais rola um karaokê super divertido que faz todo mundo morrer de rir.  O valor é de 390 reais a entrada por pessoa, sem as bebidas.

Bar do Meio 

Um dos bares mais badalados, fica entre a Praia do Meio e a de Conceição.Todavia, o pôr do sol dali é super disputado. Frequentado por jovens e famosos,  o Bar do Meio é um programinha super bacana, nem que for apenas para um drink no fim do dia. Até porque o local fecha cedo, às 21h, pois fica em uma área de preservação. 

Canoa Havaiana 

fernando-de-noronha

Uma dica especial para quem gosta de esportes, mas não é necessário ter um grande preparo físico ou treinamento. Aliás, é uma forma de você ver o sol nascer ou se pôr, em uma das paisagens mais lindas da ilha. Basta combinar os horários certos. A remada é do Porto até a Cacimba, em 10 pessoas na canoa, contando com o instrutor. É um passeio estonteante que proporciona  uma visão ampla não só da vida marinha, mas da exuberância da natureza de Noronha. Detalhe: o passeio custa 150 reais em dinheiro ou 180 reais no cartão. Pagando um pouco mais, você pode fazer contratar um passeio privado somente com o seu grupo favorito.

Parque Nacional de Fernando de Noronha

O Parque Nacional de Fernando de Noronha ocupa cerca de 50% da ilha como área de preservação Ambiental. Muita gente não sabe que é uma área maravilhosa, toda sinalizada. Fizemos o passeio até a Praia do Sancho. No caminho, no Mirante, você pode ver as pessoas mergulhando ao lado dos tubarões. A trilha é tranquila e a praia é linda de morrer, com o mar reluzente. Entretanto, a entrada custa 110 reais para brasileiros e 180 reais para estrangeiros. Para quem gosta de aventuras radicais, o passeio pode se estender para uma escalada do Morro do Pico, que pode ser visto de todos os lados da ilha. Nesse caso, custa 300 reais por pessoa, e rola um rapel na parte mais baixa da montanha. 

Quer mais inspiração de viagem? Quer saber dos eventos mais bacanas que acontecem pelo mundo? 
Siga nosso Instagram e Facebook!
Isabella Zegaib

Sobre Isabella Zegaib