Skip to main content

Um grande amigo meu certa vez me disse: Guarde os seus restaurantes do coração e não espalhe para ninguém pois não tem nada pior na vida que pegar fila para comer! Vou quebrar esta regra e lhes contar um segredo meu em Roma: Enoteca al Parlamento Achilli.

Enoteca al Parlamento Achilli é um misto de empório, balcão que serve queijos, frios, ostras, caviar, uma das maiores adegas de vinhos antigos da Itália e se já não estivesse bom, tem um pequeno e sofisticado restaurante no salão atrás com não mais que 10 mesas. Para resumir a adega: o Louvre dos vinhos; o restaurante: comida de casa italiana feita por chefs estrelados. Uma sinfonia “enogastronômica” memorável!

cant6_grande_1425409372

Não tem a vista do famoso La Pergola mas também não tem a conta do mesmo, na Enoteca o menu é sazonal e vale muito fazer o menu degustação, comi a degustação de Pombo em várias texturas, comecei com um carpaccio selado com balsâmico DO 20 anos e rúcula selvagem, rigattoni carbonara crocante de pombo, risoto com maçã verde e fígado, pombo desossado e recheado com os miúdos, panceta e figos, com molho de vinho do porto e risoto do molho do assado e para finalizar o foie gras de pombo com compota de Amarena e torradas, após o jantar estava levitando!

Me foi oferecido gentilmente uma taça de Champagne Krug para começar (eles são a Embaixada da Maison Krung em Roma) e harmonizei os 5 pratos com uma garrafa de Chianti Classico Castello di Volpaia 1983 (45 euros), no final das contas, o jantar saiu menos de 120 euros e uma experiência fantástica para guardar na memória! Indico fazer reserva e após o jantar se perder pelas ruas na sua volta…

 

Enoteca al Parlamento Achilli
End: Via dei Prefetti, 15,00186 - Roma   
Tel: +39 06 687 3446
Thomas Ziemer

Sobre Thomas Ziemer

Thomas Ziemer é consultor de vinhos e charutos, Bacharel em Relações Internacionais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e em vinhos e destilados pela Wine and Spirits Education Trust de Londres, além da consultoria que leva o seu nome, dedica o seu tempo em avaliar charutos e harmonizações possíveis em seu portal www.charutos.com (Degustando Charutos no Youtube) e no Instagram @tziemer