Skip to main content

Visitar Copenhagen na primeira semana de junho é a melhor forma de comprovar o título que os dinamarqueses ostentam com tanto orgulho: o da nação mais feliz do mudo!

O Distortion  é um festival de música que acontece todos os anos na primeira semana de junho e toma as ruas de Copenhagen atraindo mais gente a cada ano (foram mais de 100 mil em 2015). Segundo a revista Rolling Stone, o Distortion deixa Glastonbury e Coachella no chinelo.

distortion party

DJs de todo o mundo participam desse “caos orquestrado”, como os próprios organizadores definem. São 5 dias de evento. Cada dia ele invade um bairro da cidade, levando não apenas música, como também ações de street-food, workshops, instalações, cultura etc.

cidade com a Distrotion

A cidade realmente vive uma semana de festa. Muito movimento outdoor que começa às 14hs, para tirar o máximo proveito da luz do sol, que é tão rara por lá. As festas continuam noite afora, com baladas ocupando galpões, museus, galerias e até estaleiros abandonados.

banho no distortion

E dá-lhe Tuborg (a famosa lager dinamarquesa).

Curiosidade: O Distortion tem um tipo de ingresso que dá direito às pessoas participarem da ação de limpeza do bairro onde a festa aconteceu, na manhã seguinte. E a galera realmente se engaja. A Prefeitura não se envolve e os próprios cidadãos se encarregam de deixar as ruas limpas novamente. Achei sensacional. Educação cidadã na veia.

Para quem não estiver a fim de MUITA bagunça, recomendo o Københavner Middag, um evento paralelo que já virou tradição no Distortion. Dois ultra-cool restaurantes da cidade (o Kadeau e o Pony*) promovem um jantar exclusivo, ao ar livre e a preços razoáveis. Eles montam uma mesa comunitária enorme no meio da rua e oferecem um menu orgânico para os sortudos que conseguem comprar ingressos antecipadamente. Uma verdadeira experiência culinária embalada ao som de bandas dinamarquesas de Jazz.

* Kadeau, um Michelin 2013, famoso pela culinária nórdica baseada em alimentos produzidos localmente.

* Pony, filial mais recente e mais descontraída do Kadeau.

Foi nessa primeira semana de junho de 2015 que rolou a final da Champion´s League. Eu que adoro futebol, comecei a pesquisar um PUB onde poderia assistir ao jogo, quando descobri que a Heineken promoveria um evento no biergarten do Tivoli: palco com telão, shows, bares servindo hot dogs e copões de chopp Heineken.

CERVEJA tivoli

cerveja TIVOLI.

Muito divertido ver todos os dinamarqueses torcendo contra o Barcelona e muito interessante ver como eles são contidos, mesmo jogados no chão, tomando cerveja e assistindo a uma final de futebol.

Antes do jogo, gastei um bom tempo descobrindo o Tivoli e me divertindo com as atrações desse oásis localizado bem no coração da cidade. Inaugurado em 1843, ele é um dos parques de diversão mais antigo do mundo.

tivoli map
Os pavilhões de estilo oriental, o Concert Hall, o Nimb (hotel boutique de 14 quartos e fachada inspirada no Taj Mahal), os mais de 25 brinquedos e a eclética lista de cafés e restaurantes. Tudo isso faz do Tivoli uma bela opção para um dia em Copenhagen.

Tivoligardens2

Himmelskibet3

Decidi me aventurar no Himmelskibet (star flyer), um carrossel de 80 metros de altura. Dizem que é o mais alto da Europa. Sou fã de esportes radicais, então senti pouca adrenalina, tá? Em compensação, a vista da cidade é maravilhosa lá de cima.

toy

Dica: O dia 5 de junho é o Grundlovsdag, dia da Constituição da Dinamarca, que a estabeleceu como uma monarquia. Um feriado nacional super importante pra eles. Tudo fecha, então é bacana você programar esse dia e fazer um day trip até o Louisiana Museum of Modern Art, localizado a 40 km da cidade (35 minutos de trem). Imperdível, tá? Mais sobre o Louisiana AQUI.

Bel Collor

Sobre Bel Collor

As experiências mais memoráveis das viagens acontecem quando desviamos do roteiro tradicional, deixamos o guia de lado e nos permitimos respirar a atmosfera local, observando o ritmo e as pessoas, e experimentando, sem rumo, esquinas, vielas, cafés, bookshops, parques... Podemos dizer que realmente conhecemos um lugar quando aprendemos a sua história, sua vocação natural, sua cultura, suas tradições e seu povo. É por isso que em minhas viagens faço questão de enxergar as cidades sob a perspectiva de um cidadão local. Essa tática amplia meus horizontes e quebra meus paradigmas. Essa coluna tem o objetivo de estimular a sua vontade de desbravar destinos, através de novos ângulos, fugindo do conceito padrão de turismo.