Skip to main content

Engana-se quem pensa que o Atacama é “só” um deserto e não tem nada para fazer. Os seus cerca de 1000km de extensão são palco de paisagens espetaculares e fenômenos naturais incríveis.

Localizado no norte do Chile até a fronteira com o Peru, o Deserto do Atacama é o mais alto e o mais árido do mundo. A região recebe pouquíssima chuva, já que as correntes marítimas do Oceano Pacífico não conseguem passar para o deserto por conta de sua altitude.

Quando ir

Mesmo assim, as quatro estações do ano são bem definidas aqui, sendo os meses de dezembro à março os de alta estação, não só por conta das férias escolares mas por ser verão, com temperaturas mais elevadas. Julho também é um mês que recebe bastante turista e é um ótimo período para se aventurar pelo deserto. A verdade é que durante todo o ano o Deserto do Atacama pode ser visitado por conta dos inúmeros programas que oferece e independem de frio ou calor. Uma coisa é certa: o sol tem sempre!

salar_de_atacama_chile_originalmiles3

O que levar

O importante é trazer trajes adequados e vir preparado para dias intensos de atividades. Na mala tem que ter um pouco de tudo, pois a temperatura varia muito: a noite bate perto de 0ºC (no inverno) e no meio da tarde chega até 40ºC (no verão). É claro que tudo depende de qual altitude você está. Nos picos mais altos as temperaturas são mais baixas, portanto vale a pena escolher os programas com antecedência para se vestir e agasalhar conforme a atividade, já que você pode pegar temperaturas abaixo de zero pela manhã e se aquecer de biquini nas termas a tarde.

Confira aqui o que não pode faltar na sua mala.

Atividades

Por falar em atividades, as clássicas e imperdíveis são:

  • Vale de la Muerte
  • Vale de la Luna
  • Salar de Atacama
  • Géiseres de Tatio
  • Termas de Puritama
  • San Pedro de Atacama
san_pedro_de_atacama_hotel_chile_originalmiles01

Esta última é o vilarejo de San Pedro de Atacama, que está a 2.400m de altitude e é maior cidade da região, com aproximadamente 3.000 habitantes. Em função das condições climáticas existem poucas cidades e vilas no deserto, mas não por isso elas deixam de ser charmosas. San Pedro é uma graça! Por ser bem isolada, é considerada um oásis no meio do deserto e tornou-se o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro curiosos por conhecer o Deserto do Atacama. Recebe mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, motociclistas e aventureiros, que depois de um longo dia ainda se divertem nos bares e restaurantes do agitado centrinho.

Deu vontade de ir para o Deserto do Atacama? Entre em contanto conosco e nós te ajudamos a programar a sua viagem!

Ori Maggi

Sobre Ori Maggi

Formada em Relações Públicas e Comunicação de Empresa pela IULM, em Milão e DJ nas horas vagas. Apaixonada por viagem, corrida, música, gastronomia e vinhos. Acredita que o maior aprendizado é a vivência e a experiência, por isso gosta de se aventurar pelo mundo e ajudar clientes e amigos a curtir ao máximo suas viagens.