Skip to main content

Os cruzeiros marítimos são muito populares entre os brasileiros, mas o que muitas pessoas não sabem é que também podem fazer um cruzeiro pelo Rio Amazonas. Os cruzeiros pelo maior rio do mundo são muito procurados por pessoas que querem conhecer a Floresta Amazônica, mas sem abrir mão do conforto.

Cruzeiro rio Amazonas

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e é o lar de centenas de animais, como a anta, a capivara, a onça-pintada, o bicho-preguiça, a arara e muitos outros. No rio Amazonas vivem muitas espécies endêmicas, como o boto cor-de-rosa e a enguia-elétrica. Também há uma grande diversidade de flora e a cada dia os frutos da Amazônia, como o Cupuaçu e o Açaí, se tornam mais conhecidos pelos brasileiros. Além disso, milhares de povos de diferentes etnias habitam por toda a floresta.

A Floresta Amazônica é, sem sombra de dúvidas, um destino interessantíssimo. O problema é que nem todos são corajosos o suficiente para enfrentar uma aventura no coração da selva. Se você gosta de luxo, mas ao mesmo tempo tem vontade de conhecer a floresta, a melhor opção é fazer um cruzeiro pelo Rio Amazonas.

Existem alguns navios de luxo que operam pelo rio Amazonas. Um dos cruzeiros mais conhecidos é o Aria Amazon. O navio parte da cidade de Iquitos, no Peru, percorrendo a Amazônia peruana. Uma das coisas que mais chama a atenção durante a viagem são os pratos, elaborados com produtos locais, como frutas tropicais e peixes de agua-doce, como a tilápia e o tucunaré. A mesma coisa vale para os drinks e aperitivos, que são feitos com produtos peruanos, como o Pisco e ingrediente locais. O renomado chef Pedro Miguel Schiaffino está a cargo de elaborar o cardápio do cruzeiro.
Cruzeiro rio Amazonas

Outro detalhe interessante é a decoração do navio, projetada pelo arquiteto peruano Jordi Puig. O Aria Amazon possui 16 quartos, todos com vista para o Rio Amazonas. Além disso, o navio possui muitos outros luxos, com uma jacuzzi e um ginásio exterior. Outra vantagem do cruzeiro é o ar-condicionado em todas as cabines, já que na Amazônia faz um calorão.

Cruzeiro rio Amazonas

Durante a viagem são feitas muitas paradas para explorar a floresta. Um dos lugares visitados mais interessantes são as Ilhas Yacapana, conhecida pelos moradores como Ilhas das Iguanas, já que no local existe uma grande quantidade desses animais. Na verdade, em toda a Amazônia existem mais de 300 espécies de répteis. Na ilha eles estão bem preservados, porque os moradores locais acreditam que se tocarem neles, se transformarão em uma iguana e por isso, eles mantém distância do local.

Os guias dos navios também acompanham os visitantes durante uma pesca esportiva de piranhas, o peixe carnívoro mais famoso da região. Embora ela seja um peixe muito utilizado pela culinária local, no final da pesca ela é devolvida ao rio.

Se você tiver sorte também conseguirá ver os botos-cor-de-rosa. Dizem que eles não são tão brincalhões como os golfinhos, mesmo assim são animais bonitos e divertidos. Além disso, são animais muito importantes para os moradores da região. Existem muitas lendas sobre o animal, tanto na Amazônia Peruana, como na brasileira. Uma delas diz que durante a noite o animal se transforma em rapaz bonito, para seduzir as mulheres da região. Como isso só acontece durante a noite, no dia seguinte o boto retorna ao rio.

No final do dia, você pode ouvir dos guias uma palestra sobre a vida na floresta. Dessa forma, você poderá aprender um pouco mais sobre a flora e a fauna amazônica.

Original Miles

Sobre Original Miles