Skip to main content

Conhecer os casarões cariocas é uma maneira de ver o Rio por outro ângulo. Vale a pena conferir a arquitetura a agenda desses centros culturais, que abrigam ricos acervos de arte, além de bons restaurantes e cafés 

Instituto Moreira Salles

Localizado na avenida Marquês de São Vicente, a principal rua da Gávea, o Instituto Moreira Salles (ou IMS), fica distante dos principais pontos turísticos da cidade. Por isso, ao chegar lá, você tem a sensação de estar em um lugar quase secreto.  O IMS do Rio de Janeiro (há outros dois, em Poços de Caldas e em São Paulo) ocupa a mansão em que morou a família do falecido banqueiro Walther Moreira Salles. É certamente um dos casarões mais lindos da cidade. Projetado e construído entre 1948 e 1950, é uma amostra da arquitetura moderna. Assim, possui jardins desenhados por Burle Marx e uma piscina cenográfica.

O acervo do instituto, aliás, guarda cerca de 800 mil fotografias que registram a história do Rio e do Brasil a partir do século XIX. Desde 2015, esta coleção tem lugar cativo na Galeria Marc Ferrez, dentro do centro cultural. Além disso, a programação mensal é rica e variada. É gostoso andar pela casa inteira, sentar um pouco no café, que é tão charmoso quanto o casarão e levar alguma lembrança da lojinha, onde você encontra especialmente lindos livros de fotografia. 

Casa Roberto Marinho

O Solar do Cosme Velho foi a residência do jornalista Roberto Marinho, fundador da Rede Globo, durante 60 anos. A construção é de 1939 e, apesar da fachada rosa ter sido preservada, teve o interior todo adaptado para se adequar à função de centro cultural. No jardim projetado por Burle Marx, destaque para as esculturas de artistas como Bruno Giorgi, Raul Mourão e Carlos Vergara, entre outros. O casarão exibe a coleção de arte de mais de 1400 peças da família Marinho. Além disso, abriga exposições temporárias, uma agenda de cursos e oficinas e, claro, um café super gostoso.

Casa Firjan

Com foco em empreendedorismo e inovação, a Casa Firjan, no bairro de Botafogo, oferece atividades culturais e cursos dentro dessa proposta. Assim sendo, um dos casarões com o portfólio mais diverso, o espaço tem uma agenda de palestras, fóruns empresariais, laboratório de tendências, exposições etc. Entretanto, vale a visita tanto para participar de algum evento como apenas para passear. Reunindo um casarão histórico, um prédio contemporâneo de quatro andares, duas casas geminadas e um jardim. O lugar esbanja 10.000 metros quadrados, onde acontecem ainda apresentações musicais e sessões de cinema ao ar livre. Por fim, reserve um tempo para almoçar no restaurante da chef Flávia Quaresma. É programa legal garantido. 

Quer mais inspiração de viagem? Quer saber dos eventos mais bacanas que acontecem pelo mundo? 
Siga nosso Instagram e Facebook!
Mile Maggi

Sobre Mile Maggi

Fundadora da Original Miles, junto com a irmã Ornella. Formada em Relações Públicas e Comunicação de Empresa pela IULM, em Milão. Diploma em Design de Interiores pela IED. Gastronomia e design sempre foram as suas paixões, além de viagem. É meticulosa e perfeccionista e adora tirar fotos.