Skip to main content

O pudim salpicado de ouro é uma das sobremesas-experiência do Carat Restaurant & Lounge, novo restaurante no bairro dos Jardins, em São Paulo, que aposta na mescla de gastronomia e entretenimento, com um menu de pratos banhados a ouro, entre outras preciosidades criadas pela (Master) chef Dayse Paparoto

Era uma terça-feira qualquer. Decidi começar aquela dieta adiada há meses. Passei o dia em jejum, só tomando chá, até que, no meio da tarde, chega um convite inesperado: “Que tal conhecer um novo restaurante nos Jardins?”

Melhor deixar para outro dia, pensei. Talvez quinta? Pensando bem, se for para sair da dieta, melhor ir logo no primeiro dia e reiniciar o plano amanhã.

Dona Tentação venceu. Mesa para dois e lá fomos nós, eu e meu parceiro na dieta e no crime, para uma noitada gastronômica fora do programa.

Três ambientes

A casa abriu as portas em junho de 2021 e reúne três ambientes: o salão principal do restaurante, uma balada cheia de espelhos (ainda fechada, por conta da pandemia) no subsolo e um rooftop com teto retrátil para “sunsets” com DJ´s e drinks.

Escolhemos uma mesa no fundo, com vista panorâmica para o salão, bastante animado para uma terça-feira, com gente jovem reunida, a maioria entre 30 e 50 anos. Adorei a iluminação, clean e quente, com grandes lustres redondos e velas nas mesas.

Menu de ouro 

“Carat”, soube depois, é o nome que se dá à unidade utilizada para medir diamantes e outras pedras preciosas. A explicação fez sentido quando olhei para o lado e me deparei com um steak embrulhado em uma espécie de papel dourado, aterrissando com pompa na mesa vizinha. “É o Rei, prato principal da casa”, disse o garçom.

Trata-se de um steak tomahawk (corte dianteiro do boi) grelhado, “folheado a ouro”, servido com legumes na brasa, farofa de ervas e chimichurri. Uma experiência no mínimo extravagante, e saborosa, segundo o casal da mesa ao lado, concentrados no bife banhado a ouro, entre taças e sorrisos.

Entre as outras preciosidades do menu da chef Dayse Paparoto (primeira a ganhar o MasterChef Profissionais), comecei pela salada de quinoa com mini legumes grelhados, divina. No prato principal, fui de “Polvo” com arroz bomba, super cremoso, com queijo da Serra da Canastra, farofa de avelã e um toque de sálvia. 

Meu partner escolheu o medalhão de mignon ao molho madeira (com lascas de batata e taioba), para combinar com o vinho tinto Catena Malbec, digno de medalha de ouro na lista dos Malbec argentinos. Tudo impecável.

Inspiração internacional

A ideia dos sócios do Carat é aliar gastronomia e entretenimento no mesmo local, a exemplo de casas similares em Nova York, Londres e Dubai. O bar é território da premiada bartender Adriana Pino, que apresenta drinks autorais como o “Botânico” (Ketel One, açúcar orgânico, lima da Pérsia, limão, manjericão e espuma de jambu com cardamomo), além dos coquetéis tradicionais.

Para quem busca um restaurante contemporâneo nos Jardins, vale a pena conhecer o Carat.  Ao ir ao toalete, no subsolo, dei uma espiada no espaço destinado à baladas e deu até vontade de dançar. Com uma arquitetura inspirada em grandes clubes internacionais, tem camarotes privativos, posicionados ao redor da pista de dança e elementos de decoração curiosos, como um trono inspirado na série “Game of Thrones”. Só fechei os olhos para as telas do Romero Britto, onipresentes no salão do restaurante. É o único senão à decoração, que poderia ao menos contemplar mais de um artista.

Pudim ostentação

Na hora da sobremesa, não resisti a provar o pudim com ouro. Viva a experiência! O clássico pudim de leite chega todo lindo, salpicado de dourado. Que gosto tem o ouro? Não sei dizer. O sabor original do pudim, sua textura macia e a apresentação do prato levam a explorar vários sentidos, do paladar ao tato. Só sei que valeu a pena ter quebrado a dieta.

O Carat Restaurant & Lounge fica na esquina da Alameda Campinas com a Rua Estados Unidos, no bairro dos Jardins, em São Paulo. 

Vá lá:

Carat Restaurant & Lounge

Alameda Campinas, 1631 – Jardim Paulista, São Paulo

Funcionamento: Segunda das 17h às 21h e de Terça a Domingo, das 12h às 21h. 

Reservas: +5511 99645-9019

E-mail: rsvp@grupocarat.com.br

@carat.oficial

www.caratrestaurante.com.br

Rosane Queiroz

Sobre Rosane Queiroz

Uma caçadora de histórias e maravilhas. Jornalista, escritora, cantora, viajante, cozinheira, sempre em busca da próxima descoberta: o sabor de um novo prato, uma vista incrível, um aroma inesquecível. Rosane Queiroz foi editora da revista Marie Claire e da revista de bordo da GOL. É autora de "Musas e Músicas –A mulher por trás da canção" (ed. Tinta Negra), livro em que conta quem são as musas inspiradoras de canções da MPB com nomes femininos. Na coluna Os Cinco Sentidos, compartilha experiências colhidas em suas andanças e viagens, com os cinco sentidos bem abertos. @rosanequeiroz