Skip to main content

A gastronomia tailandesa é conhecida internacionalmente pela excelência na  apresentação dos pratos e pelos sabores exóticos tailandeses. A criatividade e a diversidade de ingredientes e temperos ajudam a compor o perfil desta deliciosa culinária. É caracterizada pelo equilíbrio de quatro elementos do paladar: sal, doce, ácido e picante, as vezes todos juntos, sem deixar de ser delicada.

A base da culinária tailandesa é formada por vários tipos de ingredientes, alguns totalmente desconhecidos a nós brasileiros, como o nam pla, molho de peixe fermentado. É essencial o uso de leite de coco, coentro, folhas de limão kafir, galangal, vários tipos de pimenta, chilli e muito curry. Este curry não é o curry que você está pensando. Conhecemos como curry aquele pó amarelo de origem indiana, mas o curry tailandês é completamente diferente. Muito importante no preparo de peixes, carnes, frango ou camarão é uma pasta feita de vários ingredientes amassados no pilão de pedra. Basicamente existem três tipos: verde, cítrico e picante; amarelo, picante com especiarias; vermelho, muito picante.

Os restaurantes costumam colocar o desenho de uma ou várias pimentas ao lado do nome do prato no cardápio para especificar o grau de pimenta do mesmo. Se encontrar quatro pimentinhas… fuja…vai pegar fogo!!

Apaixonada pela gastronomia tailandesa tive a oportunidade de ser convidada para fazer um curso básico de culinária em Bangkok na Blue Elephant Cooking School, que tem outras sedes em vários lugares do mundo além de restaurantes. Para ter uma idéia do que oferece a escola e aonde ficam os restaurantes visite o site: www.blueelephant.com.

Com aulas ministradas pela chef Mrs. Nooror fiquei impressionada com a organização, conhecimento e gentileza dos assistentes de cozinha. Ela é considerada uma das mais importantes chefs tailandesas, na verdade uma Star Chef . Mrs. Nooror visitou o mundo para transmitir seus conhecimentos desta tradicional arte culinária que é a gastronomia tailandesa!

Infelizmente não é fácil encontrar os ingredientes para colocar em prática este conhecimento. Mas é uma boa desculpa para voltar à Tailândia e se deliciar com os sabores exóticos.

 

 

Endereço: 233 South Sathorn Road, Kwaeng Yannawa, Khet Sathorn, Bangkok 10120
Tel: + 66 (2) 6739353, 6739354, 6739356
Site: www.blueelephant.com
Ori Maggi

Sobre Ori Maggi

Formada em Relações Públicas e Comunicação de Empresa pela IULM, em Milão e DJ nas horas vagas. Apaixonada por viagem, corrida, música, gastronomia e vinhos. Acredita que o maior aprendizado é a vivência e a experiência, por isso gosta de se aventurar pelo mundo e ajudar clientes e amigos a curtir ao máximo suas viagens.